Sporting poderá lidar com a ‘ansiedade’ do Porto sem ‘nada a perder’, devido a sua mai…

As duas equipas vivem “estados de espírito e ânimo muito diferentes”, destacou o antigo jogador à agência Lusa, mas embora o “momento de forma” possa ter importância “consoante os acontecimentos e o rumo do jogo”, o FC Porto, “num momento mais débil”, joga “com o seu orgulho, com o seu público” e “não quer defraudar as expectativas”.

“Acredito que seja um grande jogo porque o FC Porto não tem nada a perder. A equipa terá de jogar, como sempre, para ganhar, se calhar de uma forma até mais desinibida, e o Sporting terá um papel mais estratégico”, analisou.

Para os ‘azuis e brancos’, não estará em jogo “nada senão o prestígio”, enquanto os ‘verdes e brancos’ vivem um momento de “paz emocional muito maior” para gerir os acontecimentos.

“O Sporting terá um papel muito mais estratégico, tem muito mais margem, pode jogar vários tipos de jogo e com essa ansiedade do FC Porto, que tem de ganhar por uma questão de mística e de orgulho”, explicou Beto, que completa 42 anos em 01 de maio, três dias após o clássico no Estádio do Dragão.

Ao serviço dos ‘dragões’, o antigo internacional português festejou a conquista de um título no campo de um rival, o Benfica, em 2011, e o Sporting até pode fazer o mesmo no domingo, caso vença no Porto e os ‘encarnados’ percam na receção ao Sporting de Braga, no sábado, mas esse não será “o foco principal” da formação da equipa comandada por Rúben Amorim.

“Se calhar, no intrínseco dos jogadores, celebrar um título em casa de um eterno rival poderá ser um ingrediente extra. Sinceramente, não me parece que seja esse o objetivo do Sporting, festejar exclusivamente no Estádio do Dragão. O Sporting quer é festejar o título o mais rapidamente possível”, assumiu.

Por outro lado, as duas equipas poderão iniciar o encontro com guarda-redes diferentes dos que alinharam na primeira volta, no Estádio José Alvalade, na vitória do Sporting por 2-0, quando Antonio Adán ‘segurou’ as redes dos ‘leões’ e Diogo Costa jogou pelos portistas.

Contudo, tanto o espanhol como o internacional português continuam a recuperar de lesões musculares e, embora Diogo Costa ainda seja uma possibilidade para o FC Porto, Beto admitiu que a possível ausência “é uma baixa de peso”, mas frisou que “não está em causa a qualidade de Cláudio Ramos”, o habitual suplente do conjunto de Sérgio Conceição.

“O Cláudio está a ter agora essa sequência de jogos e, se tiver de ser chamado a jogar o FC Porto-Sporting, dará o seu melhor. Estará extra motivado e não será por aí que o Sporting pode ter vantagem”, afirmou à agência Lusa.

Já Franco Israel “tem esta sequência [de jogos] e a confiança da equipa técnica” do Sporting, para além de uma “dinâmica com a equipa que é absolutamente fundamental” para o “crescimento e afirmação” na baliza ‘leonina’.

“O Franco já teve um dérbi [com o Benfica], já teve jogos internacionais, já tem um pouquinho mais de sequência de jogos e essa confiança também da parte do treinador. Porque não é a mesma coisa saberes que o guarda-redes que normalmente é titular está à beira de voltar e tudo o que faças pode influenciar a decisão do treinador”, explicou Beto Pimparel.

Beto Pimparel fez a sua formação como guarda-redes no Sporting e iniciou a carreira sénior na equipa B do clube, mas só representou a equipa principal em 2016/17, em nove partidas, após passagens por vários outros clubes nacionais e estrangeiros, incluindo o FC Porto.

Representou os ‘dragões’ nas épocas de 2009/10 e 2010/11, durante as quais vestiu a camisola ‘azul e branca’ em 25 ocasiões.

O FC Porto recebe o Sporting no domingo, em encontro da 31.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, com início previsto para as 20:30, no Estádio do Dragão, no Porto.

Os ‘leões’ lideram o campeonato com 80 pontos, mais sete do que o Benfica, e estão a duas vitórias de conquistar o 20.º título de campeão nacional do seu historial, enquanto os ‘dragões’ seguem em terceiro lugar, a 18 pontos do líder, com os mesmos 62 pontos que o Sporting de Braga, quarto classificado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *