Não há ‘polvo’ como o do Benfica. Florentino apagou o ‘fogo’ de Kokçu

Roger Schmidt parece, finalmente, ter encontrado aquela que é a solução para o que parecia ser um ‘passador’ no meio-campo do Benfica. O alemão centrou muito a aposta em João Neves, Kokçu e João Mário, e sem conseguir ‘estancar’ o que era o jogo interior das águias… até que apareceu um ‘bombeiro’ que tem andando desaparecido esta época.

Depois de um início de época com utilização mais intermitente, Florentino Luís parece ter agarrado um lugar na equipa. O médio defensivo de 24 anos entrou ao intervalo na goleada sofrida diante do FC Porto e, de lá para cá, nunca mais saiu do onze dos encarnados. E a entrevista polémica do turco Kokçu parece ter dado o ‘empurrão’ necessário para que o jogador saltasse de novo para as opções iniciais.

Roger Schmidt parecia não estar convencido com o camisola 61 das águias, mas a recente utilização parece prova que o técnico estava errado. Se for tido em conta o período que iniciou a 7 de março, o jovem de 24 anos é o quarto mais utilizado com 501 minutos, atrás de Trubin, Aursnes e Bah.

Além disso, a sua estabilidade no onze coincidiu com uma melhoria defensiva do Benfica: cinco golos sofridos nos últimos seis jogos. Florentino Luís é também o segundo jogador dos encarnados com mais ações (491), apenas superado por João Neves.

‘Polvo’ encarnado no topo do futebol europeu

Reconquistada a confiança de Roger Schmidt, que teve de se render às evidências e aos números do internacional sub-21 por Portugal, Florentino Luís tem feito por provar que merece um lugar no onze inicial dos lisboetas.

De acordo com dados disponibilizados pela plataforma Goal Point, Florentino Luís é o jogador das cinco principais ligas europeias (inglesa, espanhola, italiana, alemã, francesa, neerlandesa e portuguesa) com mais ações defensivas no meio-campo adversário por 90 minutos (4,4). Logo atrás surgem o ex-sporting Ugarte com 3,0 ações a cada 90′, com Yves Bissouma a completar o pódio com 2,9, ao serviço do Tottenham.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *