FC Porto enviou comunicado à CMVM com uma informação muito importante para o futuro do clube

O FC Porto informou a CMVM hoje sobre um acordo com a empresa Ithaka. Segundo este acordo, a Ithaka terá direito a 30% dos direitos económicos de uma nova sociedade, que será incorporada no Grupo FC Porto, durante os próximos 25 anos. Esta nova sociedade terá como objetivo potenciar comercialmente o Estádio do Dragão.

No mesmo comunicado, o FC Porto destaca que a Ithaka investirá 65 milhões de euros no clube, dos quais cerca de 30 milhões serão reinvestidos no Estádio do Dragão nos primeiros anos da parceria, e o restante será utilizado para aumentar a competitividade do clube. Após os 25 anos da parceria, o FC Porto recuperará 100% dos direitos económicos do Estádio do Dragão.

Comunicado:

“A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD vem, nos termos do artigo 29º Q do Código dos Valores Mobiliários, e na sequência de comunicados feitos anteriormente, informar o mercado de que
assinou hoje, com a Ithaka Infra III, S.L (“Ithaka”), sociedade veículo da Ithaka Investments Europe, SL, sendo esta última uma sociedade de investimento com vasta experiência em investimentos em desporto e infraestruturas na Europa, com sede em Madrid, Espanha, um “Contrato de Investimento e Parassocial” (“Investment and Shareholders’ Agreement”), com vista a incrementar a utilização e rentabilidade económica do Estádio do Dragão.

A Key Capital Partners atua nesta parceria na qualidade de consultor financeiro e estratégico exclusivo da Ithaka.

Neste sentido, a Ithaka terá direito, durante os próximos 25 anos, a 30% dos direitos económicos de uma nova sociedade (a incorporar no Grupo FC Porto), a qual dedicar-se-á a incrementar o potencial comercial do Estádio do Dragão, nomeadamente, nas dimensões referentes ao corporate hospitality, ao sponsorship, à bilhética, aos naming rights do Estádio do Dragão, ao Museu do Futebol Clube do Porto, às visitas ao Estádio do Dragão, à organização de eventos não desportivos e de concertos, bem como de outras receitas, presentes ou futuras, relacionadas com o Estádio do Dragão.

Reconhecendo o potencial transformador desta parceria, a Ithaka investirá 65 milhões de euros no FC Porto, dos quais cerca de 30 milhões de euros serão integralmente reinvestidos no Estádio do Dragão durante os primeiros anos da parceria, sendo o remanescente destinado a aumentar a competitividade do FC Porto. Após o decurso do prazo de 25 anos da mencionada parceria, o FC Porto recuperará 100% dos direitos económicos do Estádio do Dragão.

Importa salientar que o FC Porto mantém o controlo e a gestão sobre as operações do Estádio do Dragão, bem como a propriedade total do mesmo ao longo dos mencionados 25 anos da parceria.

O novo parceiro estratégico do FC Porto aporta uma vasta experiência de investimento em grandes infraestruturas internacionais e as partes contam com o apoio operacional da Legends, o principal operador de estádios desportivos a nível mundial que tem uma longa história de sucesso na gestão de estádios desportivos na Europa e nos Estados Unidos.

A aliança estratégica deverá aumentar significativamente as receitas do Estádio do Dragão, sendo que a experiência única da Ithaka, da Key Capital Partners e da Legends em recintos
desportivos, juntamente com os investimentos que serão efetuados para melhorar o Estádio do Dragão, possibilitarão ao FC Porto oferecer aos seus adeptos e visitantes novas experiências.

Espera-se que a parceria estratégica tenha início no princípio da próxima temporada desportiv

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *