Diogo Costa sozinho no trono: guarda-redes do FC Porto é o mais valioso do Mundo

Em outubro, Diogo Costa vira a sua cotação subir para os 45 milhões de euros e, dessa forma, colou-se a Donnarumma (PSG), Maignan (Milan) e Courtois (Real Madrid) na lista dos guarda-redes mais valiosos do Mundo. Agora, com a nova atualização realizada pelo “Transfermarkt” (site de referência a este nível), o portista ficou sozinho no trono dos craques das balizas, mantendo o valor de mercado, enquanto toda a concorrência baixou. Diogo Costa isolou-se à frente de um quinteto de luxo avaliado em 40 M€ que, como se pode ver na tabela abaixo, incluiu Ederson, que passou por Portugal (Rio Ave e Benfica).

Além disso, com 24 anos, o guardião portista é o mais novo entre os seis mais valiosos desta constelação, o que, na teoria, lhe dá uma maior margem de progressão. Titular indiscutível com Sérgio Conceição (FC Porto) e Roberto Martínez (Portugal), foram as exibições no campeonato, mas sobretudo na Liga dos Campeões, onde o FC Porto foi eliminado apenas nos penáltis pelo Arsenal, a contribuir para esta valorização do número 99 portista.

Com presença assegurada no Europeu (a menos que tenha algum contratempo), Diogo Costa estará em mais uma grande montra e a cobiça dos “tubarões” poderá disparar no mercado de verão. A necessidade da SAD azul e branca vender ativos estará dependerá da qualificação, ou não, para a Liga dos Campeões, sendo certo que Diogo Costa não só poderá significar um dos encaixes mais significativos dos últimos anos, como garantirá mais-valias recorde, já que é fruto da formação do FC Porto.

Dono da baliza dos dragões há três temporadas, Diogo Costa tem tido uma ascensão meteórica e no ano passado esteve mesmo nomeado para melhor guarda-redes do Mundo pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). Ederson, do Manchester City, acabou por ser o eleito.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *