APAF confirma queixa contra Di Maria e arrasa jogador do Benfica “Perdeu o direito de ser considerado um atle…”

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) decidiu apresentar uma participação ao Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em relação a Ángel Di María, jogador do Benfica, na sequência de declarações proferidas após o encontro com o V. Guimarães. As palavras do extremo argentino, emitidas à Sport TV, são consideradas pela APAF como lesivas da “seriedade e honorabilidade” dos árbitros, motivo pelo qual o jogador arrisca agora um castigo.

Luciano Gonçalves, presidente da APAF, expressou a posição do organismo em declarações ao jornal A BOLA, afirmando que a associação procederá como habitualmente, submetendo o caso ao CD após uma análise cuidada.

“A APAF irá proceder da forma que sempre faz com todos. Analisa e se entender que foi colocada em causa a seriedade e honorabilidade dos árbitros ou da arbitragem envia e deixa a decisão para o CD. Que consideramos ter existido neste caso“, explicou Gonçalves.

Conforme estipulado no artigo 158.º do Regulamento Disciplinar das competições organizadas pela Liga Portugal, Di María enfrenta a possibilidade de uma suspensão que pode variar entre 1 a 4 jogos, ou, alternativamente, uma multa que oscila entre aproximadamente €1500 e €7600.

Este não é o primeiro episódio recente que coloca Di María sob os holofotes por questões disciplinares, recordando-se um incidente com o árbitro assistente André Campos durante uma partida contra o SC Braga. A situação atual reforça o debate sobre as interações entre jogadores e equipas de arbitragem, bem como as consequências das declarações públicas no contexto competitivo do futebol português.

A decisão do Conselho de Disciplina, que agora terá de avaliar as declarações de Di María e determinar a aplicação de um eventual castigo, é aguardada com expectativa, num momento em que a integridade e o respeito mútuo entre todos os intervenientes no futebol são valores amplamente defendidos pela comunidade desportiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *